Em resposta a um vídeo comovente gravado pela modelo Gisele Bündchen sobre a tragédia climática no Rio Grande do Sul, o bilionário Elon Musk afirmou que enviará ajuda ao estado brasileiro. Por meio de anúncio no X, o dono da plataforma anunciou que doará mil terminais da Starlink – sua empresa de internet via satélite – para equipes de emergência, disponibilizando ainda gratuidade na utilização até que a região seja recuperada.
Na postagem, o magnata compartilhou o vídeo da modelo brasileira, em que ela suplica ajuda internacional para seu estado de origem.
“Meu estado natal, o Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, teve a pior tragédia de sua história. Fortes chuvas inundaram cidades inteiras. Na maior parte do estado. Não é uma ou duas cidades, são mais de 350 cidades afetadas. As pessoas não estão apenas perdendo suas casas, seus empregos, elas estão perdendo tudo, e há muitos ainda a serem resgatados”, explica a modelo, em inglês, exibindo imagens da destruição.
“Ninguém estava pronto para tal devastação. Cidades estão isoladas, estradas e pontes, destruídas. As pessoas não têm eletricidade, sem água para beber, muitos foram separados de seus entes queridos, e o mais triste: muitas vidas foram perdidas. É doloroso, é de partir o coração. Então, por favor, junte-se a mim na tentativa de ajudar. Faça doações e ajude da maneira que você puder. Muito obrigada” completa.
O dono do X repostou o pedido de Bündchen em sua conta pessoal e informou que irá somar esforços para auxiliar o estado. A Starlink fornece banda larga de alta potência, levando internet mesmo para regiões remotas.
“Dadas as terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a Starlink doará mil terminais para equipes de emergência e disponibilizará gratuitamente o uso de todos os terminais da região até que a região se recupere. Espero o melhor para o povo do Brasil”, escreveu.
*PN