Nesta terça-feira (23/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou sobre o imposto cobrado em cima de heranças no Brasil e afirmou que ele não “é nada” se comparado ao existente em outros países, como nos Estados Unidos (EUA). De acordo com o petista, o baixo valor do tributo no país desestimula doações para o governo e outras instituições.
Lula abordou o assunto durante solenidade na Universidade Federal de São Carlos, em Buri (SP).
Na solenidade, foram anunciados investimentos de R$ 79,3 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na universidade.
“Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga de imposto. Uma fazenda dessa, se fosse vendida pelos herdeiros, 40% era de imposto. Então, nos Estados Unidos, como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para instituto, para laboratório, para fundações. Aqui, no Brasil, você não tem ninguém que faça doação porque o imposto sobre herança é nada, é só 4%. Então, a pessoa não tem interesse em devolver o patrimônio dela” destacou.
A alíquota do imposto sobre herança no Brasil varia de 1% a 8% dependendo do estado. Já nos EUA o número fica entre 18% e 40%.
*PN