A Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) revogou oficialmente a autorização que permitia ao deputado distrital Daniel Donizet (MDB) viajar aos Estados Unidos com todas as despesas pagas pelo erário. O parlamentar havia sido liberado para representar a Casa na Animal Care Expo, evento sobre cuidados com animais, que ocorrerá entre os dias 15 e 18 de abril, em Las Vegas.
A decisão de suspender o benefício foi publicada no Ato da Mesa Diretora nº 47/2025, e veio dias após o nome de Donizet se envolver em uma polêmica com a influenciadora digital Andressa Urach. Em 28 de março, Urach divulgou um vídeo em que aparece em uma boate em Porto Alegre (RS) e acusa o deputado de importunação, afirmando ter sido alvo de abordagem inadequada. A gravação rapidamente repercutiu nas redes sociais.
A autorização para a viagem havia sido concedida em 19 de março, incluindo o custeio de passagens aéreas e diárias correspondentes a cinco dias e meio. No entanto, após a repercussão do episódio no Rio Grande do Sul, a Mesa Diretora decidiu voltar atrás e anular o ato no dia 2 de abril.

Diante da repercussão, Daniel Donizet negou as acusações de comportamento inadequado. O deputado afirmou que estava em um bar e que não houve qualquer tipo de desentendimento com a equipe de segurança de Urach. Ele alegou estar em Porto Alegre a trabalho.
Sobre a revogação da CLDF, o deputado informou ao portal Metrópoles que foi ele quem pediu para revogar a viagem, em razão de problemas de saúde. O parlamentar está afastado para tratamento médico, entre os dias 31 de março e 14 de abril.
*ACDF