Nesta quinta-feira (22), uma operação conduzida pela Polícia Federal (PF) visa desbaratar uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual e internacional de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e homicídio doloso em Goiás.”
A operação tem como alvo os responsáveis pelo suporte logístico do reabastecimento das aeronaves, bem como os pilotos envolvidos em voos clandestinos, sem plano de voo e com certificados de aeronavegabilidade suspensos.
No total, estão sendo executados 18 mandados de prisão temporária e 47 de busca e apreensão em Goiânia, Rubiataba, Nova América e Anápolis, além de outras cidades em estados como Minas Gerais, São Paulo, Roraima e Rio de Janeiro.
As investigações revelam que a organização criminosa utilizava helicópteros como ponto de logística em Paraguaçu Paulista (SP) e Anicuns (GO) para reabastecimento, retirada e distribuição de drogas para outras regiões via terrestre.
A PF informa que a organização se valia da chamada ‘rota caipira’, um meio de transporte aéreo clandestino, para transportar grandes quantidades de drogas, originárias da Bolívia e introduzidas no Brasil pelo Paraguai.
Durante as investigações, foram apreendidos 8 helicópteros, sendo um na Bolívia e sete no Brasil, além de 676 kg de cocaína.
*Imparcial Goiás