Com ajuda de microchips com algoritmos de inteligência artificial (IA), que foram implantados no cérebro, um homem tetraplégico recuperou os movimentos do corpo. A cirurgia foi realizada nos Estados Unidos.
A tecnologia implantada em Keith Thomas permitiu uma reconexão do cérebro com a medula espinhal, formando uma ponte para que a informação transitasse novamente entre os membros e o cérebro.
Foram mais de 15 horas de cirurgia. Mas, logo após o procedimento, ele conseguiu sentir o toque de sua irmã. E em seguida, também recuperou movimentos e sensações nas mãos e sensibilidade nos braços e pulsos.
Um dos especialistas responsáveis pelo procedimento mostrou-se otimista em ajudar mais pessoas usando IA.
“Achamos que é possível aplicar este tipo de tecnologia e essa nova abordagem em outras partes do corpo, como membros inferiores, pernas. É uma ideia parecida com, essencialmente, sobrecarregar a medula espinhal e, se nós pudermos acordar alguns desses circuitos que foram danificados e que estão adormecidos há anos, então, o céu é o limite”, disse o especialista.
Keith Thomas havia perdido o movimento do tronco e dos membros ao quebrar o pescoço após um mergulho em uma piscina. Em entrevista, disse que o mais importante para ele é poder recuperar alguma independência após o procedimento.
*Com informações CNN