Na tarde desta terça-feira (3/9), o Distrito Federal bateu o recorde do dia mais seco da história da capital fedral. A estação meteorológica de Ponte Alta, no Gama, chegou a registrar umidade mínima do ar de 7%.
Nessa segunda-feira (2/9), o DF chegou a 9% de umidade relativa do ar. Antes disso, a última vez que a taxa chegou a 9% no DF foi em 3 de setembro de 2022, enquanto o recorde histórico é de 4 de setembro de 2019, quando o indicador caiu a 8%. Os dois registros foram verificados no Gama.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, mais cedo, novo alerta vermelho, de grande perigo – o mais alto em uma escala de três níveis –, devido à baixa umidade relativa do ar.
O período mais crítico desta terça-feira (3/9) ocorreu das 13h às 16h. Com o anoitecer, a tendência é de aumento da umidade relativa do ar.
Além disso, o alerta vermelho indica haver grande risco para ocorrências de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças respiratórias ou dores de cabeça. Por isso, é necessário se proteger durante esse período de seca extrema: beber bastante líquido; atividades físicas não são recomendadas; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; e usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.
*adf